domingo, 12 de dezembro de 2010

Por Que a Igreja força o celibato de seus sacerdotes?

Primeiramente vamos entender Jesus nunca forçou ninguém ao Celibato,e o mesmo também não é um Dogma Católico mais ai você vai me perguntar:’’Professor então o Celibato não tem valor?’’ calma vamos chegar lá primeiro vamos entender o sentido Histórico!
         O Praxe do Celibato tem suas Raízes na passagem de (1Cor 7, 32-34) ai mostra São Paulo a importância da entrega por completo a Igreja e a missão sacerdotal,deixa claro que quando se esta no Matrimonio nós temos preocupações alem de somente ter uma vida de oração e de entrega por completo!
          No Ocidente a primeira legislação restritiva ao casamento de clérigos se deve ao Concílio de Elvira (Espanha) por volta do ano 300; proibia aos Bispos, sacerdotes e diáconos, sob pena de degradação, o uso do matrimônio e o desejo de ter prole (cânon 33). Esta determinação, que era regional, em menos de um século estava em vigor (às vezes sob forma de conselho apenas) em todo o Ocidente. A fórmula definitiva de tal disciplina foi promulgada pelo Concílio Ecumênico de Latrão I em 1123: a todos os clérigos, a partir do subdiaconato, foi prescrito o celibato; em conseqüência, o matrimônio contraído por algum eclesiástico depois da respectiva ordenação era tido como inválido. O Concílio de Trento (1545-1563) reafirmou tal determinação. Mas que somente uma recomendação eclesiástica o Celibato é um opção de vida,pois temos a opção de ser ou não ser um sacerdote,e isso não é demérito temos leigos na Igreja abençoadissimos e que fazem juz ao titulo de Cristão,e também temos o sistema de diáconos que vivem o matrimonio...

            Agora vem a resposta La do primeiro parágrafo onde colocamos ‘’ qual o valor do celibato?” vemos claramente que pra ser seguidor radical de Cristo busca-se viver inteiramente como ele viveu,Cristo foi Virgem até sua Morte não teve envolvimento carnal assim como foi Paulo também,Cristo não condena o matrimonio mais deixa claro e recomendado sim o celibato e a castidade assim colocado,podemos colocar e ver também a passagem de (MT 19.11-12) onde ele explica sobre os enucos,enucos eram os homens castos,nessa passagem Jesus explica que existem vários tipos de enucos os que vem já dessa forma do ventre da mãe,os que são assim feitos pela mão do homem e os que se consagram enucos(castos)pelo o Amor ao Pai e ao Reino do céu! E é brilhante a ultimas palavras de Cristo como que em um ato profético ele fala’’quem  puder compreender compreenda ‘’ ele já sabia que viriam pessoas a confundir essa recomendação dele e dizendo que é um erro o celibato sacerdotal e assim o se faz hoje em Dia! Olhem também (MT 19,29)    

0 comentários:

visualizações de página

About Me

Minha foto
Pedro Henrique
São José dos Campos, São Paulo, Brazil
Sou estudante de Teologia,e Direito,sou de São Jose dos Campos,Católico apostólico romano qualquer duvida doutrinária enviar para: pha_sps@hotmail.com
Ver meu perfil completo

Contato

Downloads

converse com o Pedro

Siga-me