segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
O Papa é sucessor de Pedro?
Sim,e como você pode ver acima essa sucessão foi ininterrupta,o que na minha opinião é uma das coisas que dão mais credibilidade em acreditar na verdade em que esse livro professa,porque somente uma Igreja vinda dos Apóstolos,mas não somente o Papa que aqui na Terra exercesse o Papel do próprio Cristo,mas os sucessores tem a Credibilidade de exercer o ministério que o Próprio Cristo confiou a seu sucessores aos bispos também já que a Liderança foi instituída em Pedro.A sucessão apostólica é Bíblica não é algo inventado vejamos,e também prestemos atenção como alem da sucessão a tradição também é recomendada!
No documento de Lumen Gentium :
“Por isso os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido quer por palavras quer por escrito (cf.2 Tess-2,l5), e a que lutem pela fé recebida duma vez para sempre. (cf.Jud.3).(DV 8).
Sobretudo a Constituição Dogmática sobre a Santa Igreja, Lumen Gentium tem todo o ensinamento a respeito da Sucessão Apostólica :
* O Primado de Pedro. (L.G.18)
* O Colégio dos Apóstolos. (LG.19).
* Os Bispos sucessores dos Apóstolos. (LG.20).
Você pode ver o documento nesse link abaixo:
Catecismo:
“O encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus foi confiado exclusivamente ao Magistério da Igreja, ao Papa e aos bispos em comunhão com ele”(§ 100).
“O Romano Pontífice e os Bispos ‘são os doutores autênticos dotados da autoridade de Cristo, que pregam ao povo a eles confiado a fé que deve ser crida e praticada(LG 25)’ (...). O grau supremo da participação na autoridade de Cristo é assegurado pelo carisma da infalibilidade. Esta tem o mesma extensão que o depósito da revelação divina’(LG 25)” (§ 1034-1035).
“Goza desta infalibilidade o Pontífice Romano, chefe do colégio dos bispos, por força de seu cargo quando, na qualidade de pastor e doutor supremo de todos os fiéis e encarregado de confirmar seus irmãos na fé, proclama, por um ato definitivo, um ponto de doutrina que concerne à fé e aos costumes(...)”(§ 891)
“...o Bispo de Roma...quando, mesmo sem chegar a uma definição infalível...propõe...ensinamento de fé e costumes...os fiéis devem ‘ater-se com religioso obséquio do espírito’(eique religioso obsequio adhaerere debent)...”(§ 892).
Dogmas:
"Definimos que todos os cristãos devem crer e receber esta verdade de fé... que a Sé Apostólica e o Pontífice Romano é o sucessor do bem-aventurado Pedro e tem o primado sobre todo rebanho..." (Conc. Florença, 1438-1445, bula "Etentur coeli", 06.07.1439 - Dz. 694).
"Se alguém disser que o bem-aventurado Pedro Apóstolo, não foi constituído por Jesus Cristo nosso Senhor, como príncipe de todos os Apóstolos e cabeça visível de toda a Igreja, seja excomungado." (Conc. Vaticano I, 1869-1870 - Dz. 1823).
"Se alguém disser que o Pontífice Romano tem apenas o dever de inspeção e direção, mas não pleno e supremo poder de jurisdição sobre a Igreja universal, não só nas matérias que pertencem à fé e aos costumes, mas também naquelas de regime e disciplina da Igreja...seja excomungado" (Conc. Vaticano I, 1869-1870, - Dz. 1831 cf. Dz. 1827)
"...ensinamos e definimos ser dogma divinamente revelado que o Pontífice Romano, quando fala ex catedra, isto é, quando cumprindo seu cargo de pastor e doutor de todos os cristãos, define por sua suprema autoridade apostólica que uma doutrina sobre a fé e costumes deve ser sustentada pela Igreja universal, pela assistência divina que lhe foi prometida na pessoa de Pedro, goza daquela infalibilidade que o Redentor divino quis que estivera provisionada sua Igreja na definição sobre a matéria da fé e costumes, e portanto, as definições do Bispo de Roma são irreformáveis por si mesmas e não por razão do consentimento da Igreja." ( Conc. Vaticano I, 1869-1870, 18.07.1870 - Dz. 1839; Dz. 466-694).
Documentos:
Esses documentos mostram como fui seguido a sucessão de Pedro,e como são documentos autênticos os nossos Irmão Protestantes tem que engolir a seco...
"Depois do martírio de Pedro e Paulo, o primeiro a obter o episcopado na Igreja de Roma foi Lino"(Eusébio de Cesaréia, História Eclesiástica, III,2-1).
"Depois de ter assim fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos transmitiram a Lino o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede. Depois, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o episcopado... A Clemente sucedem Evaristo, Alexandre; em seguida, em sexto lugar a partir dos Apóstolos, é instituído Sixto, depois Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois Higino, Pio, Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Ireneu de Lião, +202, Contra as Heresias III,2,1s).
foi escrito esse documento por volta do ano 174 pois o documento em seu final diz assim?: e, agora, Eleutério detém o episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos,ou seja ele Santo Irineu estava sob o Papado de Eleutério que foi papa do ano de 174 – 189 como você pode ver na lista de todos os Papas que tem no livro algumas Paginas anteriores , documentos comprovam essa Veracidade.
trecho tirado do Livro (em construção) feito por mim o nome do Livro será Em defesa da Fé.
trecho tirado do Livro (em construção) feito por mim o nome do Livro será Em defesa da Fé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
visualizações de página
assuntos
About Me

- Pedro Henrique
- São José dos Campos, São Paulo, Brazil
- Sou estudante de Teologia,e Direito,sou de São Jose dos Campos,Católico apostólico romano qualquer duvida doutrinária enviar para: pha_sps@hotmail.com
Contato
Blog Archive
0 comentários:
Postar um comentário