sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sola Scriptura... REFUTADA

Doutrina Protestante:
Vamos falar das doutrinas onde os protestantismo é apoiado,basicamente são duas,que são mais conhecidas como as ‘’solas’’ sola scriptura e a sola fidie que nas suas respectivas traduções ‘’somente as escrituras e somente a Fé’’,a principio parece um doutrina totalmente aceitável e até certa;Porém veremos que ela na verdade é totalmente errônea e contradiz a própria bíblia,primeiramente vamos falar da sola Scriptura.
Sola Scriptura:
Essa doutrina fala que não necessitamos de uma tradição e nem mesmo de um corpo docente para interpretação da Bíblia ou seja ela fala que todos nós somos capazes de ler a Bíblia e interpretá-la corretamente que como falei acima parece ser uma coisa aceitável e correta porem a Própria Bíblia a contradiz e se partirmos do preceito que a bíblia é incapaz de se contradizer pois ela é inspirada,então podemos já saber por esse FATO que essa doutrina é errada,bom mais você pode me falar:Pedro então me prove.
Com todo prazer farei isso,mas antes de fazer isso vamos explicar rapidamente a doutrina católica,nós católicos acreditamos que não somente a Bíblia é a regra de fé mais sim uma das ‘’sagradas’’ que está incluída a sagrada Tradição e as sagradas escrituras e a sola scriptura nega a sagrada Tradição dizendo que ela não é sagrada pois esta sujeita a erros humanos como eles acreditam que tenha acontecido esses erros,mais primeiramente vamos mostrar com própria bíblia como ela é recomendada e usada pelos apóstolos,e posteriormente como ela é infalível e como o próprio Jesus garantiu esse inefabilidade vamos lá
Nenhuma passagem é de interpretação Pessoal!
O conceito de que nós podemos interpretar a bíblia sem a tradição e sem a Igreja e seu apostolado  de magistério e totalmente errado por que a Própria Bíblia diz que isso é necessário: 2 Pedro 1,20 Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.Ai já é deixado amis do que claro que as escrituras não são de interpretação pessoal,já destruindo um das pernas da sola scriptura,e se levando em conta que essa passagem não deixa vaga para outras interpretações alem do que já esta explicita nela mesma,mais darei mais passagens para confirmar essa falácia do protestantismo : 2 Pedro 3,16 É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.mais uma passagem deixando mais do que clara que a bíblia não pode ser tomada para interpretações pessoais, Proverbios 26,07 Assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca do ignorante.As escrituras podem se torna a própria ruína se não for santamente e inteligentemente interpretada,sabendo que seria de tal importância essa interpretação o próprio Jesus Cristo deixa os apóstolos e depois obviamente seus sucessores para essa tal tarefa de interpretação vejamos: Mateus: 10,15 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu(aos Apóstolos) Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.claramente  podemos ver que Jesus tanto quis quanto mandou que suas autoridades na terra fizessem a interpretação das escrituras,assim garantindo a não deturpação das mesmas,a Igreja Católica se mantêm firme nesse ensinamento com seu Magistério e com o Santo Papa,a garantia que temos de suas veracidade é que por exemplo nenhum dogma,em 2000 anos de História foi revogada ou até mesmo reescrita!
O que vemos hoje nas Igrejas Protestantes são divisões,teologias e mais teologias de diversos rumos e fins... Cada uma com sua interpretação cada um remontando as seu Jeito de ver as escrituras,levando ao seu lado as escrituras que lhe convém muitas até fazendo um novo Canon;devemos nos encaixar na verdade única explicita pelo verdadeira magistério e comprovadamente único,é legal imaginar que nós podemos ler a nossa bíblia e entende-la por inteiro sem necessitar de alguém ou um magistério que explique é legal sim de se imaginar,mas como vemos pela própria Bíblia isso é mentira,pois podemos deturpar a palavra de Deus por ego,o que me leva a pensar é,ou a Igreja Católica está e é a totalmente correta em manter essa unicidade de interpretação dada pelo seu magistério ou aceitamos que exista vários espíritos santos atuando em varias áreas do protestantismo e cada um com sua própria interpretação... bom penso eu que seria o correto a se seguir a Igreja confiada por Cristo em sua Unicidade.


A Igreja esta edificada nos Apóstolos!
A Igreja esta edificada nos apóstolos e não nas escrituras as escrituras foi uma forma de se transmitir os ensinamentos com uma facilidade maior,Os apóstolos não se atentaram muito as escrituras se formos estudar a História do Cristianismo eles mais se preocuparam com a evangelização oral,como eu sempre falo imagina você quantos escritos existiria hoje se tudo que os apóstolos disse tivesse sido escrito... se todo que precisamos conter  em Livros não necessitaríamos de uma faculdade,e se realmente tivéssemos toda a capacidade de interpretação então para que professores? Quando um Médico se prepara para sua primeira cirurgia ele apenas estudou em Livros sobre cerurgias? ou pesquisou com outros médicos mais experientes para ter o conhecimento necessário? A mesma coisa com as escrituras Jesus edificou a Igreja nos apóstolos e constituiu um Líder dentre eles pois sabiam que necessitariam de um conhecimento maior para seus discernimentos,não há uma Igreja verdadeira,se não for alicerçada em Cristo e em seus apóstolos (Efesios 2,19-20),não há uma Igreja que não tenha sucessão apostólica,não há Igreja sem seu Magistério(Mateus: 10,15),não há Igreja sem a vontade de Cristo sendo realizada,se você se encontra em uma Igreja que não sege esses conceitos Básicos ela com toda certeza não é a Igreja de Cristo! Efesios 2,19-20 "Jä não sois hóspedes nem peregrinos, mais sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre os fundamentos dos APOSTÓLOS e profetas" Jesus em toda Bíblia nunca pediu a nenhum apostolo que se fizesse um livro com seus ensinamentos,ele confiava sem seus apóstolos,e acima de Tudo sabia que o Espírito Santo iria guiá-los conseqüentemente a Tradição sagrada não pode e nem poderia falhar,as escrituras são sagradas? Sim claro que são! Pois então é suficiente Não! Vamos continuar explicando: II Tm2,2. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.se fosse suficiente os Apóstolos não parariam de escrever momento algum,mais como vimos Timóteo faz clara alusão a tradição oral quando ele fala... O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas... o que dele ouviste a tradição oral era vivente e não somente as cartas(já que na época não existiam os evangelhos ainda.
Aonde está a tradição na Bíblia?
Começamos então a  tratar desse assunto Tradição,como já sabemos a Igreja Católica tem como Regra de Fé sagrada Tradição,Sagradas escrituras e sagrado Magistério que estão estreitamente ligadas a Tradição é extremamente vivida pelos primeiros Cristãos incluindo os Apóstolos como sabemos disso? Primeiro: os evangelhos só foram escritos em meados dos anos 60 dC sendo que por exemplo os estudiosos de Hermenêutica acredita que o livro de apocalipse tenha sido escrito por volta dos anos 90 dC,como os evangelhos seriam escritos sem se ter usado a  tradição ou seja se formos eliminar toda a tradição dizendo que ela é falha e suscetiva a erros jogaríamos todo os evangelhos no lixo,temos que entender que nem mesmo a Bíblia foi feita sem a Tradição,e na época não tinha a facilidade de hoje para se escrever,na época não existia agenda ou cardenetas e nem muito menos caneta esferográfica,ou se escrevia em pele  de carneiros ou em pergaminhos com pena molhada na tinta,como então seria possível com a racionalidade concluir que tudo que necessitamos foi escrito? A tradição por esses motivos aqui citados eram usado praticamente como a  única forma de evangelização e nunca se foi considerada heresia essa forma de ensinar! A tradição é muito amis doq eu valida! Vejamos ela na Bíblia:
1 Coríntios 11:2 : "Eu vos louvo por vos recordardes de mim, irmãos, em todas as ocasiões e por conservardes as tradições tais como vo-las transmiti."

II Tessalonicense 2,15: "conservai as TRADIÇÔES que aprendestes, seja por nossas PALAVRAS ou por nossas cartas"

II Tessalonicense 3,6: Evitei a convivência de todo irmão que leve vida ociosa ou contraria a TRADIÇÃO que de nós tendes recebido.

Não é nem preciso explicar muito,e o mais interessante que não há dupla interpretação para essas passagens,então não há o que contestar... As tradições eram costumes do primeiros Cristão,Costume de Paulo como podemos ver nas passagens acima,o que me leva a pensar o Próprio Novo Testamento é prova da tradição já que os primeiros escritos foram de 60 dC como negar uma coisa da qual desfrutamos?

E [os cristãos] perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações." (At 2,42)

As doutrinas dos apóstolos eram de tradição,pregação,evangelização e etc... não acredito nem que os apóstolos tinham as escrituras com tal importância,pois pra nós  ela é importante por que é um documento histórico mais eles viviam tal cultura tal situação na qual nós tentamos nos remontar  ao pensar em Cristo e em sua época.

0 comentários:

visualizações de página

About Me

Minha foto
Pedro Henrique
São José dos Campos, São Paulo, Brazil
Sou estudante de Teologia,e Direito,sou de São Jose dos Campos,Católico apostólico romano qualquer duvida doutrinária enviar para: pha_sps@hotmail.com
Ver meu perfil completo

Contato

Downloads

converse com o Pedro

Siga-me